Enviar e-mail

A sessão de criação de e-mail é dividida em 4 passos em um processo intuitivo que conduz o usuário. Abaixo segue detalhamento de cada passo:

No primeiro passo você possui quatro opções para iniciar um envio, basta escolher qual melhor de adapta à sua necessidade:

01 - Em branco, onde você pode iniciar um disparo criando um e-mail do zero;

02 - Enviar anterior, onde você pode selecionar um e-mail enviado anteriormente para reaproveitar todo o conteúdo;

03 - Utilizar uma URL externa para pegar uma arte publicada em um endereço de internet. Normalmente as agências de publicidade publicam a arte solicitada pelo cliente em um endereço externo e passam para o cliente utilizar partindo de uma URL (endereço de internet),

04 - Utilizar um template, que nada mais do que um modelo de arte previamente definido, onde você tem acesso aos templates padrões do Mail for Web que disponibilizamos aos clientes gratuitamente ou selecionando templates que você desenvolveu dentro do sistema e salvou para utilização posterior.

No segundo passo podemos configurar o envio do e-mail. Com as partes de título, remetente, e-mail de resposta e assunto. Ali você também tem a possibilidade de selecionar ou criar uma campanha. Também temos a opção de conectar as redes sociais e as diversas opções a serem utilizadas para criar o e-mail.

O terceiro passo do envio do e-mail é direcionado a escolha dos destinatários do e-mail marketing.  

Primeiro passamos pela verificação da mensagem e na sequencia selecionamos os destinatários baseados nas listas que previamente cadastradas.

Nessa etapa também é possível associar os usuários que abriram determinado e-mail ou link a uma ou mais listas. Esse recurso é interessante para afunilar a lista entre os contatos que leem com assiduidade os e-mails enviados e também para identificar o interesse do usuário em um determinado assunto presente no envio.

Um exemplo seria o administrador fazer um envio que tem quatro assuntos o A, B, C, D, cada qual com seu link, se o usuário clicar no link do assunto A podemos associa-lo a uma lista interessados no assunto A e assim por diante. Num próximo disparo, pode-se montar uma campanhas focada nos destinatários que estarão presentes na lista interessados no assunto A e de forma mais objetiva e segmentada aumentar a conversão.

Por final, tem a opção do Analytics onde você pode dar um nome para o envio e o mesmo será apresentado no Google Analytics que está integrado com o site cujo os links estão presentes no e-mail marketing. O nome descrito nesse campo vai aparecer nas origens de tráfego do Google Analytics e por lá você pode acompanhar o acompanhamento dos usuários vindos do e-mail marketing dentro do seu site.

O quarto passo seria agendamento de envios Você não precisa estar com o sistema aberto em seu navegador para lançar uma campanha aos seus contatos. No sistema de agendamento de envios, a sua mensagem é disparada no momento certo, a qualquer hora do dia. Isso permite que o e-mail chegue à caixa de entrada do seu alvo quando ele estará mais propenso a visualizá-lo, podendo ser diário, quinzenal, mensal, conforme a necessidade da sua campanha e ainda num horário específico. Como tudo é automatizado, o sistema pode disparar periodicamente no momento que preferir, ótima sacada para as datas comemorativas como Natal, Dia dos Pais, Dia das crianças e assim por diante.

Outro ponto importante é que o envio acontece de forma imediata, todos os e-mails serão disparados no momento que forem configurados, a fila de disparo é muito ágil e em alguns minutos os e-mail já serão entregues na caixa de seus destinatários. Além disso, o sistema faz um rodizio de IP’s, para aumentar a agilidade no envio e diminuir a taxa de classificação de spam. Um exemplo é que se você fizer 1000 disparos o sistema vai distribuir em diversos IP´s e o servidor do destinatário vai entender que foram vários computadores que executaram a função e com isso diminuindo a fila de entrega. Existem servidores de e-mail que permitem a entrada de uma quantidade predefinida de e-mails de um mesmo IP’s, exemplo 50 e-mails por hora. Após 24h o que restar na fila ele deleta e não entrega aos destinatários, como o Mail For Web faz o rodízio de IP’s acima descrito isso não acontece.


Confira abaixo os vídeos que explicam o passo a passo de cada modelo de envio:

01 - Em branco:


02 - Envio anterior: 


03 - Por uma URL externa:


04 - Por um template: